Quem Somos

O Frei Rui Guido Depiné o.f.m. partiu para a Casa do Pai em 12/06/2020 e sua partida partiu o coração de toda comunidade, de muitos e muitos amigos que ele tinha, em todos os lugares por onde passou.

Do nosso luto surgiu a ideia de fazermos o Site Legado do Frei Rui Depiné, em homenagem ao trabalho deste Frade Franciscano que doou a vida pelos outros.

Somos amigos do Frei Rui e, em conjunto e de acordo com o carisma franciscano, nos unimos para honrar e preservar a sua memória e a sua história. Decidimos seguir divulgando a sua obra, para que todos possam ler, refletir e crescer com seus ensinamentos e atos; pois o Frei Rui nos ensinou muito, principalmente a olhar o outro como irmão. Todos os outros: o mais fraco, o mais forte. O mais pobre e o mais rico. O mais anônimo e o mais famoso. Com o Frei Rui não existiam distinções.

Construiu um legado incomensurável devido a sua grandeza e importância. Ajudou milhares de pessoas em situação de risco. Criou e ajudou várias Instituições beneficentes. Foi o porta-voz de muitos desvalidos, injustiçados, sofridos, doentes, discriminados.

Era um amigo fiel, leal e um conselheiro sábio e inteligente. Falava o que precisávamos ouvir sem nunca magoar ninguém. Sensível, escrevia poesias, textos e homilias admiráveis. Neste Site seus escritos serão publicados. Também publicaremos depoimentos das pessoas que o conheceram e eventos realizados a partir de seu trabalho.

Marcou a vida daqueles que o conheceram. Por onde ele passava deixava um rastro de amizade, confiança, solidariedade e amor.

Para bem realizarmos este trabalho, pedimos a permissão da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil que, em consenso com a família Depiné e em comum acordo, acharam por bem dar autorização oficial e exclusiva para que o grupo do “Legado do Frei Rui Depiné” seja herdeiro oficial e responsável pelo cuidado e gestão do extenso legado deixado pelo saudoso Frei Rui Guido Depiné o.f.m. Este grupo contempla ampla gama de amigos, além de representantes da Congregação das Irmãs Franciscanas de São José, da ABSR – Associação Beneficente São Roque e da Fraternidade do São Roque. Assumimos esta tarefa com devoção, profundo respeito, amor e responsabilidade.

Agradecemos a confiança e vamos honrar este compromisso nos dedicando com especial atenção e carinho à esta missão, que consideramos sagrada.

Paz e Bem!